Ferramenta da Anvisa agiliza isenção de prescrição de medicamentos

0
117

Anvisa lançou, no dia 29 de setembro, uma nova ferramenta que agiliza a análise de pedidos da indústria farmacêutica para isenção de prescrição de medicamentos. O objetivo é simplificar processos, além de aumentar mais rapidamente o número de produtos disponíveis à população. Trata-se de uma planilha que padroniza e reúne, em um único documento, o banco de dados de eventos adversos de diferentes empresas para o mesmo princípio ativo.

Fruto de uma parceria entre a agência e a Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), a iniciativa integra o processo de ampliação da lista de medicamentos com perfil de segurança adequado para a venda sem prescrição.

O novo instrumento auxiliará na análise dos dossiês de farmacovigilância necessários para os pedidos de switch (alteração de enquadramento de categoria de medicamentos) previstos pela  Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 98, de 2016. Segundo a Abimip, existe atualmente uma fila de 27 pedidos em poder da Anvisa, que tem mais de 50 moléculas com potencial de reclassificação.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Deixe Seu Comentário